Marcadores

Seja muito bem vindo. Aqui você encontra tudo sobre seu receptor via Satélite, pesquise no nosso menu as novidades. Não usem links e muito menos casinha.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

TUTORIAL DE COMO MONTAR UM SISTEMA COM DUAS ANTENAS DOIS DECODERES ENTRE AS OPERADORA CLARO TV+SKY

TUTORIAL DE COMO MONTAR UM SISTEMA COM DUAS ANTENAS DOIS DECODERES ENTRE AS OPERADORA CLARO TV+SKY

domingo, 19 de agosto de 2012

TUTORIAL DE COMO MONTAR UM SISTEMA COM DUAS ANTENAS DOIS DECODERES ENTRE AS OPERADORA CLARO TV+SKY

Um breve comentário sobre o motivo deste Tutorial, bom ocorre que muitos usuários reclamam constantemente de leves travadas entre dois decos numa mesma antena utilizando chave DiSEqC e LNBF TWIN Duplo, o fato e que as reclamações só ocorrem quando se usa os dois decos na mesma operadora no caso a Claro TV já na operadora SKY nada ocorrem bom isso se deve ao fato de ambos decoderes estarem conectados a um único LNBF mesmo que este seja Twin Duplo, pois temos um leve conflito entre dois decos com TPs diferentes, portanto vamos a baixo dar uma noção clara de como funciona o sistema ai depois sanar este problema chatinho.
No uso de dois satélites ou mais com um único deco você pode utilizar quantos satélites quiser, mas ao tentar usar dois ou mais decos com uso compartilhado entre chaves DiSEqC ocorrem diversos defeitos percas de qualidade de sinal vazamento de um satélite para o outro conflitos entre decoderes, portanto o sistema fica instável e ai vem às duvidas será chave com defeito? Será o LNB? Será que eu não configurei direito sistema? Portanto surgem diversas duvidas e ai você fica numa situação meio que sem saída, mas não se desesperem há uma solução e simples e eficaz, mas antes vamos dar uma noção básica de como funciona este esquema para que possamos entender o funcionamento de cada Sistema.
Vamos iniciar este assunto com o Satélite da SKY, pois muitos não sabem, mas a SKY só utiliza TPs baixas e por este motivo e utilizado Dois tipos de LNBF os Universais e os SDUs.
Bom no caso do uso dos LNBF Universal e que a SKY só usa o um dos dois Osciladores locais do LNBF Universal, pois a SKY inicia Suas TPs de 10722 a 11382, portanto a SKY não usa a Banda Alta dos LNBs por este motivo não necessita ter os 22K ligados, pois só usa a banda baixa e assim poderemos utilizar LNBF só de banda Baixa ai podemos usar LNBF como os SDUs que na verdade e mais um Multiponto Ku, mas que infelizmente só podem ser utilizados em operadoras que só usem TPs Baixas como SKY, OITV, GVT, VIVO TV, neste caso estas operadoras não necessitam do segundo Osciladores e ai os LNBF SDU facilitam e muito a Vida dos Instaladores na qual se coloca um único LNBF SDU e com uso de Divisores de alta entre 950/2400Mhz e se conecta vários decoderes num único LNBF com cabo Único já o Claro TV infelizmente Opera com Bandas Baixas e Bandas Altas na qual o obrigatório o uso dos 22k ligados no LNBF.
E no caso do CLARO TV não tem como ser usado um LNBF SDU, pois só funciona com LNBF universal que operam entre 9750/10600, pois temos dois Osciladores Locais um para bandas baixas e outro para bandas Altas, ai para que os técnicos possam por mais que um deco os mesmos utilizam se de LNBFs Twin Duplos (DUAS SAIDAS), Twin Quádruplos (QUATRO SAIDAS), ou ate mesmo LNBF Twin Octo (OITO SAIDAS), mas estes LNBF alem de serem caros dem o problema de Conflitos entre bandas dando leves travadas ai para sanar este defeito as operadoras utilizam de um LNB twin Duplo com chaves Comutadoras entre 4 ou ate 8 saídas estas chaves e chamadas de COMUTADORA 3X4 ou 3X8 a vantagem destas chaves e que se podem utilizar canais de TV abertas em Modo terrestres ou canais de UHF/VHF tudo por uso de cabo único.
Bons abaixo verão como se comporta um LNBF Universal e um LNBF SDU
Os LNBF Universal operam com dois LO ou Osciladores Locais sendo banda baixa e banda alta 




                                                                                      FOTO LNBF UNIVERSAL



Os LNBF Universal conforme imagens acima operam conforme descritos a baixo

INPUT FREQUÊNCIA 10.70 ~ 12.75 GHz
OUTINPUT FREQUÊNCIA 950~2150 MHz
L.O: 1 FREQUÊNCIA BAIXA 9750~10600 0Hz (22K desligado)
L.O: 2 FREQUÊNCIA ALTA 10.70~12750 22Hz (22K Ligado)

Portanto note que o L.O 1 não necessita e 22K só opera nas TPs baixas, já no L.O 2 Obrigatoriamente Necessitamos dos 22K ligados por isso se Chama LNBF Universal pode ser utilizado em qualquer sistema que vai operar 100%.
Já o SDU conforme a foto a baixo 

FOTO 2 LNBF SDU 


Os LNBF SDU e utilizada como LNBF multiponto por operar com dual polarização por este motivo este LNBF e recomendado para as Operadoras que operem somente com TPs baixas conforme descrito abaixo
LNBF SDU
INPUT FREQUÊNCIA 10.70 ~ 12.75 GHz
OUTINPUT FREQUÊNCIA 950~2150 MHz
L.O: 1 FREQUÊNCIA BAIXA 9750~10600 0Hz (22K desligado)
Note que nos LNBF SDU não tem o L.O: 2, pois opera somente com TPs baixas.
Portanto note que os SDUs não devem ser utilizados nas Operadoras com TPs Altas EX CLARO TV
Para montarmos vários decos na claro TV utilizamos Chaves Comutadoras como Foto a baixo

FOTO 3 CHAVE COMUTADORA

Com a comutadora e possível ligar 4 ou 8 decos utilizando LNBF duplos como na foto a baixo


FOTO 4 LNBF TWIN DUPLO (DUA SAIDAS

Ai esta imagem LNBF duplo duas saídas pode ser utilizada para dois decos ou em Chaves Comutadoras, mas se quisermos ligar acima de dois decos podemos também utilizar o LNBF Quad com 4 saídas conforme foto a baixo. 




FOTO 5 LNBF QUADRUPLO (QUATRO SAIDAS 

Este LNBF pode ser utilizado também em sistemas SMU para prédios e apartamentos sistemas multiusuários com numero indeterminados de assinantes, mas se você quer ligar acima de 4 decos também poderá usar este LNBF o OCTO com ate 8 saídas conforme Foto a baixo.

  FOTO 6 LNBF OCTO ( OITO SAIDAS

 Bom agora que sabemos como funciona cada Tipo de LNBF e suas aplicações vale lembrar
Os LNBF SDU só podem ser usados em Operadoras com TPS baixas EX SKY, OITV, GVF e VIVO TV, mas os LNBF universais com uma saída ou ate 8 saídas podem ser usados em qualquer operadoras, portanto esta ai um resumo vamos agora continuar o tutorial de como ligar dois receptores entre a CLARO TV +SKY utilizando Chave DiSEqC +Divisor de alta, o uso do divisor vai amenizar o conflito entre dois decos ligados na claro TV, pois o que faz dar estas travadinhas e os 22K do lnbf por isso na SKY isso não ocorre. 


                                         FOTO 7 ESQUEMA DE COMO SE DEVE MONTAR DIVISOR

O esquema acima voce apenas coloca entre as duas chaves DiSEqC ao LNBF Duplo da Claro TV um Divisor de Alta na qual o divisor ira estabilizar as travadas entre os dois decoderes


                                                FOTO 8 DIVISOR DE ALTA 950/2400MHz

Ai esta galera um Tutorial simples mas que resolve em 100% varios defeitos entre este tipo de ligação

Para quem quiser podera abaixar na integra o tutorial em PDF e analizar com mais detalhes

TUTARIAL  LINK PDF AQUI


Equpe az-satelites


Este tutorial foi dezenvolvido pelo ADM FULL (M@STERC@BO)

 
Az-satelites, suporte sobre receptor satélite. | by By Lu@ 2014 ©2014