Apontamento

Apontamento
Seja muito bem vindo. Aqui você encontra tudo sobre seu receptor via Satélite, pesquise no nosso menu as novidades. Não usem links e muito menos casinha.
Banda Ka - Isso mesmo, não erramos, é Banda Ka mesmo e Anatel quer consulta pública para lançar logo mais essa oportunidade para TV via Satélite no Brasil

Banda Ka - Isso mesmo, não erramos, é Banda Ka mesmo e Anatel quer consulta pública para lançar logo mais essa oportunidade para TV via Satélite no Brasil

terça-feira, 15 de novembro de 2011




Anatel está colocando quente para disponibilizar a exploração da Banda Ka no Brasil, mas será que isto vai ser uma boa?

Vejam só, na Banda C, para se captar o sinal é necessário somente uma antena telada, aquela antena toda furada feita com armação de alumínio e tela de alumínio com tamanhos diversos acima de 1 metro.

A Banda C tem antena furada pois o sinal é enviado pelo satélite em forma de ondas que batem na antena e voltam para dentro do LNBF, no caso da Banda C a onda é grande, ou seja, mesmo a antena sendo furada a onda bate na antena e volta para dentro do LNBF.

Essa onda está sendo transmitida em uma frequencia entre 3 e 6 GHz entre envio e recepção de dados para o satélite.
Além disso a potência de transmissão do satélite não precisa ser assim tão grande.

Na banda que as operadoras de tv por assinatura transmitem, a Banda Ku, a onda já é bem menorzinha, ou seja, a antena precisa ser fechada, em grande parte do país de no mínimo 60cm de diamentro para que a onda consiga bater na antena e voltar para dentro do LNBF.

A frequencia de operação está ali entre 10 e 15 GHz e a potência de transmissão precisa ser maior por que senão é só aparecer uma chuvinha que o sinal logo some.

A parte ruim é que enquanto para países desenvolvidos eles colocam satélites com grande potência de transmissão em Banda Ku, o que permite antenas bem pequenas, de 45 cm ou menos, aqui no Brasil eles deixam aqueles satélites meia boca que transmitem mais fraco.

Agora veja bem, você notou que aumentou a frequencia em GHz a onda fica menor, a potência de transmissão tem que ser maior, a antena precisa ser melhor…
Pois é, a onda da Banda Ka é mínima, é quase nada de onda, então o satélite tem que ser muito bom, e por aí vai…
A transmissão da Banda Ka ficará entre 17 e 30 GHz.

A Anatel pretende que se envie o primeiro satélite para Banda Ka para o Brasil em 2013.
Para uso em DTH (Televisão) e Internet.

Esperamos que realmente, se vier, que façam com qualidade.
 
Az-satelites, suporte sobre receptor satélite. | by By Lu Design 2015 ©2015