_

_
Seja muito bem vindo. Aqui você encontra tudo sobre seu receptor via Satélite, pesquise no nosso menu as novidades. Não usem links e muito menos casinha.
Tv digital via satélite FTA usando sua parabólica banda C normal ou antena banda KU – Como fazer?

Tv digital via satélite FTA usando sua parabólica banda C normal ou antena banda KU – Como fazer?

sábado, 15 de outubro de 2011


Isso não é novidade, pois já tem um bom tempo que sinal digital de TV está sendo transmitido via satélite e hoje já temos uma boa quantidade de canais em vários satélites que podem ser sintonizados no Brasil. Porém preferi escrever sobre o assunto pois vi que o post do LNBF rendeu boas visitas, então preferi escrever o tv digital FTA. Essa vai ser a solução de tv digital para muitos brasileiros por um bom tempo é só reparar que algumas cidades não tem sequer sinal de tv VHF ou UHF decente. O mercado de tv digital via satélite só tende a se expandir.

Então porque não houve uma grande conversão pro sistema digital?

Simples, um certa emissora poderosa, simplesmente prefere manter seu sinal atrelado as tvs por assinatura, recentemente ela até adotou a chamada tv digital rural em algumas regiões do pais. Mais pra isso precisa pagar um preço alto por um receptor padrão de imagens baixa só pra ver sua “novela”… Resumo nós a amamos e ela nos odeia. Tudo bem que tem umas desculpas que o sinal não tá liberado em todos os locais pra não prejudicar as emissoras locais (entenda-se operadoras de tv por assinatura).
Tenho certeza que ela que tem todo esse poder sobre o que o povo assiste, se tivesse adotado esse meio de transmissão desde o início, pode ter certeza que parabólica analógica seria minoria hoje.

Não dá pra ver o canal famoso de novelas mesmo assim compensa?

A resposta é sim, pois tem muita coisa melhor a maioria dos canais brasileiros estão disponíveis FTA nos satélites, interessante também são os canais das afiliadas nos estados que também transmitem sinal via satélite, isso sim é TV digital rural.

O que preciso pra sintonizar os canais de tv digital via satélite?

Dá pra usar sua antena parabólica do sistema analógico, só o LNB se ainda for com servo motor tem que trocar para um LNBF, também precisará de um receptor para o sinal digital, um exemplo é o receptor Telesystem F11 que custa cerca de R$ 150,00. Não é preciso nem reposicionar a parabólica, pois o satélite que já usa para canais analógicos também tem canais digitais. Basta fazer uma busca cega e pronto.
O bom de fazer a conversão para o sinal digital só agora é já ter produtos muito bem testados e de melhor qualidade além de preços bem mais em conta, do que os dos inicio.
Para quem não abre mão dos canais analógicos ainda assim dá pra usar os dois receptores ou adquirir um anadigital que funciona nos dois sistemas.
Para canais internacionais em alguns satélites pode ser necessário um lnb Circular e também com um banda passante maior.

Quais satélites posso apontar a antena?

A maioria dos canais brasileiros estão no satélite C2 e B4,. Para sintonizar mais de um satélite você vai precisar de uma chave DiseqC (Digital Satellite Equipment Control) que deve ser adquirida de acordo com a quantidade de satélites que vai apontas as antenas, ex: 2X1, 4X1, 8X1, 16X1. O que vai decidir pra onde apontar suas antenas é qual canal quer assistir.

Exemplo de uso da chave Diseqc 4X1   


A tecnologia da Tv Digital via Satelite está de acordo com a lei?

Sim trata se de sinal FTA (Free To Air) ou seja sinal livre que é diferente de pirataria.

Quais antenas utilizar para receber o sinal digital?

Antena parabólica para banda C telada ou de chapa e antena para banda KU (essas utilizadas pela Sky, Viaembratel e cia), na verdade o que diferencia uma da outra é o LNBF sendo um para banda Ku e ou para banda C. Dá pra usar a antena de banda C para Ku utilizando um LNBF específico. Não é possível canais banda C em antenas banda Ku de 60cM.


Parabólica banda C telada



Parabólica fechada da marca Zirok de 1,5 Metros com LNB banda Ku


Parabólica Banda Ku da Marca Zirok  
Antena parabólica rastreavel com motor para fazer o posicionamento


Exemplo de antena com caronas

Quais receptores utilizar para receber canais FTA?

Tudo vai depender do seu sistema, se já tem uma tv de lata definição compre logo um receber pronto pra receber sinal Full-HD os receptores DVB-S2, caso contrário pode começar pelos mais baratos para receber canais SD (Standard Definition) receptores DVB-S. Prefira também os que tem entrada USB e que leia arquivos de Vídeos, música e fotos, além de poder gravar a programação (PVR – Gravador pessoal de vídeo programável) sendo assim mais um diferencial. Se quer canais analógicos tem também tem os anadigitais. Se você ama o canal da bolinha veja no site se o sinal é liberado na sua cidade e pague caro num receptor com GPS. Se quer ter canais digitais no PC tem algumas opções de placas PCI padrão DVB-S /S2.  A loja www.neteletronicos.com.br  vende vários tipos de receptores FTA.
Recomendações: Pelo que vi nos comentários,  fuja dos anadigi, se precisar dos canais analógicos (A Groba) adquira um receptor analógico, e de preferência compre um que receba DVB-S2, mesmo que tenha uma TV de tubo, isso devido a compatibilidade com muitos canais que estão nesse padrão incluindo Band HD e RedeTV HD. E sua TV de tubo logo vai ser substituída mesmo! E não vamos confundir DVB-S2 com sinal HD, o que acontece é que o padrão DVB-S2 permite melhor compactação, então está sendo adotado por muitas emissoras. Logo é importante ter um aparelho que receba os dois tipos! Só que DVB-S2 não será definitivo, logo teremos novidades… Assim é a tecnologia!
Antes de adquirir um receptor sugiro que visite fóruns especializados como O HTforum e o Vcfaz.com, e veja os pontos fortes e fracos de cada receptor, e assim tomar sua decisão!
Alguns modelos de receptores a venda no Mercado Brasileiro (lista aleatória)

TeleSystem F21 – DVB-S2
Telesystem F11 – DVB-S
Orbisat Digital Plus S2200 – Anadigi DVB-S
Amplimatic ET 7100 – Anadigi DVB-S
Amplimatic  ET 7000 – DVB-S
Century DSR1900s – DVB-S
Century DSR1900 HD – DVB-S2
Visiontec VT4000-A – DVB-S
Visiontec  VT3100-C – DVB-S
Logicasat LS200 – DVB-S
Logicasat LS 300 – DVB-S
Elsys TVDR – DVB-S2 -> Esse pega Globo Tv Digital Rural, nas áreas com cobertura.
Azamerica S900HD – DVB-S2
Phanton Ultra HD
Azamerica  S8xx série – DVB-S
Azbox Ultra HD, Premium HD+, Premium HD, Elite HD, AZBox Me , miniMe – Todos DVB-S2
Cromus HD CHD11B – DVB-S2
Zinwell DVB-S2 e Zimwell Combo ISDB-T + DVB-S2
Tem outros… esses foram os que encontrei por agora!

Preciso de uma tv HD Ready ou Full HD para Assistir tv digital via satélite?

Para usufruir ao máximo do sinal digital é recomendável um TV de lata definição de plasma, led ou lcd. Porém já vai notar grande diferença mesmo na sua TV de tubo e compensa utilizar mesmo sem um TV de alta definição.

Quais canais poderei assistir?

São muitos canais de rádio e tv nacionais e internacionais disponíveis em vários satélites, por isso tem até site especializado em manter um lista desses canais sempre atualizada. Um bom exemplo que recomendo é o PortalBSD que tem a lista de canais dividido por categorias. Se não tem o canal da bolinha tem SBT, Band Full HD, RedeTV Full HD e 3D, Record e várias afiliadas nos estados. Essa também é uma oportunidade para essas emissoras com sinal livre ganhar e conquistar esse mercado consumidor e alguns podem chegar atrasado!
Alguns termos
Banda C
Gama de frequências compreendida entre 3.7 e 4.2 GHz, na qual operam alguns sistemas de transmissão via satélite;
Banda Ku
Faixa de frequência de micro-onda que corresponde, no enlace de descida dos satélites, ao intervalo de 10700 a 12750 MHz e, no enlace de subida, de 12750 a 14500 MHz;
Busca cega
Diz-se da função que possuem alguns receptores digitais de satélite que lhes conferem a capacidade de varrer a faixa de frequência de transmissão, quer em banda C ou em banda Ku, e identificar frequências onde há portadora, com ou sem modulação, identificando, inclusive, o SR correspondente.
Cobertura
(Footprint) Diz-se da zona coberta pela difusão de um sinal emitido por um satélite. A cobertura depende diretamente da potência de emissão do satélite, bem como da direção e do tipo de antenas de emissão utilizadas.
DBS
Abreviatura de ou acrônimo para Direct Broadcasting System, que designa os sistemas de transmissão endereçados diretamente a um usuários assinantes, como o DTH.
Circular
Diz-se da polaridade de uma onda eletromagnética cujo campo elétrico rotaciona ao longo do seu percurso de propagação.
FEED
Termo inglês utilizado para definir as transmissões eventuais de sinais de satélite para transferir informações de uma cidade a outra, de um país a outro, de ponto a outro do globo terrestre.
SDTV
Abreviatura de ou acrônimo para Standard Definition TeleVision, formato de TV digital que tem a habilidade de transmitir de 2 a 8 programas de qualidade padrão, equivalente ao NTSC, ao invés de programas de TV de alta definição, usando o mesmo canal. O sistema SDTV também incorpora som estéreo e mais uma vasta faixa de serviços. A imagem é exibida sem ruído, fantasmas ou interfência e tem melhor qualidade que o convencional sistema analógico.
 
Az-satelites, suporte sobre receptor satélite. | by By Lu@ 2014 ©2014